Demonstraçao do valor adiciondado-dva
391 palavras
2 páginas
DEMONSTRAÇAO DO VALOR ADICIONDADO-DVAA demonstração do valor adicionado e um relatório que evidencia o quanto de riqueza uma empresa produziu, isto é, o quanto ela adicionou de valor aos seus fatores de produção, e o quanto e de que forma essa riqueza foi distribuída (entre empregados, governo, acionistas, financiadores de capital),bem como a parcela da riqueza não distribuída. Desse modo, a DVA tem por fim demonstrar a origem da riqueza gerada pela entidade, e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíam, direta ou indiretamente, para a sua geração. O valor adicionado que é demonstrado na DVA, corresponde a diferença entre o valor da receita de vendas e os custos dos recursos adquiridos de terceiros. A demonstração do valor adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes a formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição. Obviamente por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser extraídas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Principio Contábil da Competência. A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo de produção da empresa. A utilização do DVA como ferramenta gerencial pode ser resumida da seguinte forma.
1)como índice de avaliação do desempenho na geração da riqueza, ao medir a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção,comparando o valor das saídas com o valor das entradas.
2)como índice de avaliação do desempenho social a medida que demonstra, na distribuição da riqueza gerada, a participação dos empregados,do governo, dos agentes financiadores e dos acionistas. O valor adicionado demonstra, ainda, a efetiva contribuição da empresa, dentro de uma visão global de desempenho, para