Demonstrativos financeiros
As demonstrações financeiras representam o meio pelo qual as informações acumuladas e processadas pela contabilidade são comunicadas aos interessados. Elas devem mostrar, com clareza, a situação patrimonial e financeira da entidade em determinado momento. Em geral, são quatro as demonstrações financeiras:
- Balanço Patrimonial
- Demonstração do resultado do exercício (DRE) - Demonstração dos lucros e prejuízos acumulados (DLPA)
- Demonstração das origens e aplicação de recursos (DOAR)
Balanço patrimonial
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação. O Balanço Patrimonial é constituído pelo: - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Modelo de Balanço Patrimonial:
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)
Representa as operações realizadas pela entidade em determinado período, contendo suas receitas, custos e despesas, indicando ao seu