DEMONSTRA O DO FLUXO DE CAIXA APRESENTA O E DIVULGA O
FEITOSA, Antônio Marcos Pereira Cavalcante1
PICANÇO FILHO, Artêmio Ferreira2
resenha crítica
Esta resenha crítica, visa a análise do conteúdo exposto através do X Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, realizado na cidade de São Paulo, no ano de 2013, que teve como seu objetivo principal, a demonstração da aplicabilidade do fluxo de caixa, quando ocasionada aos recursos financeiros de uma organização.
Para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a DFC também é de elaboração obrigatória, conforme item 3.17 (e) da NBC TG 1000. Portanto, independentemente do tipo societário adotado, as entidades devem apresentar o referido demonstrativo, pelo menos anualmente, por ocasião da elaboração das demonstrações financeiras (“balanço”).
Pelas normas internacionais, o Fluxo de Caixa - FC, deve ser incorporado as demonstrações contábeis, através de relatórios, que classificam-se por atividades, sendo estas:
Operacionais;
Investimento;
Financiamento.
As atividades operacionais figuram-se nas receitas e gastos que derivam-se da decorrência de comercialização, industrialização ou até mesmo a prestação de serviços das organizações. Tal atividade, embasa-se no ativo circulante da empresa.
Já, pelas atividades de investimento o realizável a longo prazo é que determina seu investimento proveniente dos gastos, podem se apresentar na forma de intangíveis ou imobilizados, tanto como em subgrupos de ocntas ou vendas de registro de ativos.
Logo, pela atividade definanciamento os recursos obtidos, são provenientes do patrimônio líquido e do passivo não circulante. Nesta ótica, os mesmos recursos, deverão serem incluídos como financiamentos e empréstimos de curto prazo, visando que, as saídas, são correspondentes da amortização dos valores pagos e dividas contraídas à acionistas em forma de distribuição de