Demografia da América
Densidade Demográfica
Densidade demográfica é o numero de habitantes por quilometro quadrado. Esse número é obtido dividindo- se o número total da população de determinado pais por sua área territorial. Os índices mais altos de densidade demográfica estão na porção leste, a primeira região do continente a ser colonizado pelos europeus. Já os índices mais baixos de densidade ocorrem no extremo norte e sul do continente em razão do clima frio.
Crescimento Demográfico
O crescimento demográfico na américa também é desigual. Os países desenvolvidos apresentam taxas de crescimento da população menores que as dos países subdesenvolvidos.
América Anglo-saxônica
Na segunda metade do século XIX, a América Anglo- saxônicos em especial Estados Unidos passou por um período de crescimento econômico que promoveu melhorias da condição de vida.
No inicio do século XX, as taxas de natalidade diminuíram, influenciadas pelo alto custo de criação dos filhos, pela entrada da mulher no mercado de trabalho.
A partir de 1950, a redução da natalidade, associada a um rigoroso controle da imigração, resultou na queda do crescimento demográfico.
América Latina
Na América latina, os acontecimentos se deram de modo diferente. Justamente no período em que o número de habitante da América Anglo- Saxônica começava a diminuir, nos países latino- americanos iniciava-se uma explosão demográfica.
Crescimento Populacional e Pobreza
Para muitos especialistas da década de 1960, o acelerado crescimento demográfico seria a principal causa do subdesenvolvimento da América latina. Com base nisso, a partir da década de 1970 muitos países latino-americanos passaram a esterilização masculina e feminina e as campanhas de planejamento familiar.
A Estrutura Etária dos Países
Características:
Elevada proporção de idosos
Reduzida taxa de mortalidade
Elevada esperança média de vida
A pirâmide etária é um gráfico que mostra a distribuição da população por faixas de