Democratização do serviço social no Brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO A construção do processo democrático no Brasil já é uma realidade inquestionável, ainda que as elites conservadoras e as forças reacionárias atuantes no país continuem de forma escandalosa a defender o retrocesso e trabalhando no sentido de impedir o avanço, emperrar e atrapalhar esse processo, mas felizmente pouco sucesso tem conseguido no objetivo da retomada do autoritarismo e antidemocratismo que por longos períodos pontuaram a história brasileira.
A democracia e a consolidação das instituições democráticas no país são elementos essenciais para a libertação do povo da opressão e na possibilidade de se construir uma sociedade com menos desigualdade social, com mais humanidade, justiça e solidariedade entre seus pares.
Com o fim do regime militar, o Brasil começou a viver um novo momento político, seja com a promulgação de nova constituição, a reconquista de direitos coletivos e individuais, a liberdade partidária e as eleições para cargos do executivo e do legislativo, que vem ocorrendo regularmente.
2 DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento da democracia representativa e da participação pública na trajetória política do Brasil não é linear, mas pode-se dizer que em geral estão associadas, mesmo que a forma de ambas tenha se modificado no decorrer do tempo. Analisando o período republicano, no qual o regime democrático passou a ser adotado no país, observa-se que a democracia e as experiências de participação alternaram avanços e retrocessos. Em um primeiro momento na República Velha, período da história política nacional dominado pelo regime do “café com leite”, a existência de uma democracia no país era mais formal do que real, sendo que os pressupostos democráticos como a igualdade de voto, liberdade de opinião e a