Democracia
O objetivo foi demonstrar o que é a democracia através dos autores e conciliar seus relatos a democracia no Brasil, através de um texto foi descrito todo esse processo de democratização e alguns trechos narram esta correlação com o Brasil.
Introdução
Este trabalho vem retratar as experiências citadas por Boaventura de Sousa Santos e Leonardo Avritzer acerca da democracia, as diversas opiniões e estudiosos que trabalharam este assunto, o texto escrito relata as diversas fases ao qual a democracia foi submetida, quais foram os seus pontos de culminância, as suas teorias. Traz uma reflexão de como o Brasil se identifica com momentos estudados no processo de evolução da democratização mesmo estando eles no século passado. Enfim, nos traz a discussão ainda vigente da democracia.
Introdução: para ampliar o cânone democrático.
Os autores trazem em seu texto a discussão acerca da democracia, e as diversas teorias existentes a respeito da mesma abordando visões de diversos autores diferentes. A reflexão se inicia a partir da contraposição de Amartya Sen e Immanuel Wallerstein respectivamente tratam o século XX como a emergência da democracia, e como uma transição de uma aspiração revolucionária a um slogan sem conteúdo. O século XX foi marcado pela questão democrática que se dividiu em dois debates principais a desejabilidade da democracia e as condições estruturais da democracia. Apesar de se desejar um modo democrático de governo a proposta que se implicou foi da restrição das formas de participação e um consenso nos procedimentos eleitorais para a formação de governos. No Brasil, ocorre praticamente desta maneira: se tem o desejo democrático, mas o nosso sistema político é baseado, como o acima citado, nossas opções de participação tornaram-se mínimas sendo resumida, algumas vezes, apenas ao ato do voto. E as nossas eleições são feitas a partir da escolha de representantes que fazem coligações, uniões para chegarem ao governo. Já a discussão a respeito