Democracia
Regras institucionais – D
No Brasil, a ampliação da participação política é um processo recente. Os detentores do poder, por muito tempo mantiveram a maioria da população fora do processo eleitoral. Cem anos se passaram para que a população pudesse participar majoritariamente das eleições no Brasil.Houve evolução também na consciência do eleitor, se intensificou o processo de urbanização e diminuiu a pressão dos ―coronéis‖ e seus comandados sobre a população rural— depois da Constituição. Houve o desenvolvimento das regras eleitorais e das técnicas de votar(voto secreto e urnas eletrônicas).
A Luta pelos direitos! – D
Após a proclamação da República surgiram vários movimentos que procuravam criar espaços de participação política. Movimentos de trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho, entre outros, sempre foram reprimidas, vistos como uma concessão por parte dos poderosos ou do Estado. Solução: se as regras institucionais das eleições e o exercício do poder ampliarem, possibilitando a participação da população, e se os movimentos sociais terem mais liberdade para Lutar pela manutenção dos direitos.
Partidos Políticos- R Até 1930, os partidos eram ape-nas agregados de oligarquias( forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número de pessoas) locais e regionais que se organizavam para tirar vantagens do Estado. Havia apenas uma exceção: o Partido Comunista do Brasil (PCB), criado