Democracia
Ângela Antunes [1]
Texto atualizado em agosto de 2008, publicado inicialmente em Conselhos de Escola: formação para e pela participação. São Paulo: Cortez, 2005.
Profundas raízes vão crescer
A luz das pessoas me faz crer
Eu sinto que vamos juntos ohh, nem o tempo amigo
Nem a força bruta
Pode um sonho apagar.
Milton Nascimento
Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso, que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, em que se adivinha, enfim, a escola que apaixonadamente diz sim à vida.
(Paulo Freire, 1995)
Resumo
Este artigo faz uma discussão sobre o exercício da democracia e da cidadania na escola como condição para que todos sejam sujeitos do processo educacional. Considerando que o discurso educacional é favorável à prática da democracia, quando se procura responder a uma série de questões aqui levantadas é possível perceber quão distante estamos de vivenciá-la em seus aspectos essenciais. O texto traz ainda contribuições sobre como educar para e pela cidadania no contexto escolar.
Palavras-chave: democracia, cidadania, leitura do mundo, Paulo Freire
DEMOCRACY AND CITIZENSHIP IN SCHOO: FROM DISCOURSE TO PRACTICE
Abstract
This article discusses the exercise of democracy and citizenship within school as the condition for everyone to be the subject of the educational process. Considering the educational discourse is favorable to the practice of democracy, when attempting to respond to a series of questions raised here we see how distant we are from living its essential aspects. The text also brings contributions on how to educate for and by citizenship within the school context.
Keywords: Democracy – Citizenship – Reading of the world – Paulo Freire.
DEMOCRACIA Y CIUDADANÍA EN LA ESCUELA: DESDE EL DISCURSO HASTA LA PRÁCTICA
Resumen
Este