Democracia representativa e participativa
Apesar da sua aceitação geral, a democracia liberal é apenas umas das formas de representação balanceada de interesses compreendida um conceito global de economia.
Durante o século XIX a Democracia desenvolveu-se afirmando-se melhor no século XX estando esta ligada ao ideal de participação popular, que remonta aos gregos mas que evolui ao longo do tempo. (Revolução Francesa, Governo Representativo Inglês, Revolução Americana).
Mas na antiga Democracia Grega a participação no processo democrático era limitado a alguns dos membros da sociedade na democracia representativa o sufrágio universal conseguiu garantir a participação da grande maioria de cidadãos.
A Democracia Representativa torna estrutural e permanente uma separação entre dirigidos e dirigentes. Um dos mecanismos que vai originar essa separação entre os dirigidos e os dirigentes são os conhecimentos técnicos.
Umas das criticas frequentes que fazem a Democracia Representativa além do descontentamento com os políticos e que essa só e feita de 4 em 4 anos.
A diferença entre dirigentes e dirigidos acaba por afastar a políticas das práticas quotidianas afastando a política e a vida social. Os partidos políticos são o meio mais utilizado para procurar a democracia representativa pois um partido politica e um grupo organizado, legal com bases em formas voluntarias de participação em uma associação orientada com o objetivo de influenciar ou ocupar o poder politico.
Referente a Democracia Participativa podemos afirmar que é um regime que se pretende que existem mecanismos de controlo da Sociedade civil sob a administração pública não reduzindo o papel democrático ao mero voto, mas