DEMOCRACIA POR HARMES
TEORIA GERAL DO ESTADO
JOHN RAWLS, HABERMAS, DIREITO E JUSTIÇA SOCIAL ( DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA)
CASCAVEL
2014
“Quando secam os oásis utópicos, estende-se um deserto de banalidade e perplexidade.”
Jürgen Habermas
ANA PAULA PINHEIRO
VANESSA ROSSETO LARIOS
TEORIA GERAL DO ESTADO
JOHN RAWLS, HABERMAS, DIREITO E JUSTIÇA SOCIAL DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Trabalho Acadêmico apresentado á disciplina de Teoria Geral do Estado do Curso de Direito, da Faculdade de
Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel.
Professor: Charles Daniel Duvoisin
CASCAVEL
2014
John Rawls
1.1 Biografia
John Rawls nasceu no dia 21 de fevereiro de 1921 em Baltimore, no Estado de Maryland, na região nordeste dos Estados Unidos e faleceu no dia 24 de novembro, de insuficiência cardíaca, era de uma família com bastante influência e interesse político, seu pai foi um dos advogados de maior renome da época. E sua mãe teve um papel significativo para o voto feminino e participação com o feminismo. Rawls dedicou-se á filosofia na Universidade de Princeton, pela qual logo depois passou a ensinar. Mas somente sem 1953 foi nomeado como professor assistente na Universidade de Cornell, e em 1956 passa a ser professor efetivo. E foi na Universidade de Cornell que Rawls torna-se editor do famoso jornal Philosophical Rewiew. No ano de 1970 passa a ser chefe do Departamento de Filosofia em Harvard, um grande mérito imposto a ele.
1.2 Obras
Suas obras referem-se aos estudos da filosofia, justiça, democracia, Rawls reformulou o pensamento moral contemporâneo, ao propor a subordinação da ética á justiça.
No segundo termo do século XX, o pensador norte-americano John Rawls (1921-2002) provocou