Democracia Grega x Romana x Atual Brasil
Democracia
Nome:Maurício Ramos Gomes
Série: 3º Ano – Ensino Médio
Democracia Grega
Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreensão da Política, no seu sentido mais amplo, como o fizeram os gregos de outrora. Entendiam a política como uma ciência superior, determinante de qualquer organização social e com inquestionáveis reflexos sobre a vida dos indivíduos.
• Para Aristóteles: Era uma forma de Governar cidade-estado (pólis).
•Para Platão: Acreditava na incapacidade da Democracia de administrar com inteligência uma cidade. Ele critica o sistema eleitoral por sorteio adaptado pela Democracia Grega.
Leis:
- Nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade.
- A igualdade de todos os homens adultos (sem as características ditas acima) perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis.
Democracia Romana
O sistema republicano romano foi herdeiro do pensamento político grego e, em muitos sentidos, pode ser considerado um sistema político misto, contendo elementos democráticos e oligárquicos (forma de governo em que o poder político está concentrado em exclusivo grupo de pessoas).
Os romanos interpretavam a república como um sistema no qual a "autoridade" residia no senado e o "poder" residia no povo.
Leis:
- Todos os cidadãos romanos podiam participar e votar.
- Mas os ricos tinham mais poder de decisão que os pobres.
Democracia Atual, Grega e Romana
A maioria da população tem o direito de participar do cenário político de seu tempo. De fato, nas democracias contemporâneas, os governos tentam ampliar o direito ao voto ao minimizar todas as restrições que possam impedir a participação política dos cidadãos.
As leis gregas impediam que mulheres escravos pudessem participar de decisões