DEMO, P. Profissional Competente in Educar pela Pesquisa. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
Resumo
DEMO, P. Profissional Competente in Educar pela Pesquisa. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
Na parte do livro Educar pela pesquisa intitulada como Profissional Competente Demo discorre sobre o profissional abordando atitudes necessárias que o qualifica. São elas: saber pensar e aprender a aprender. O autor preconiza que conhecimento não existe somente pela via de transmissão, se constituindo no processo de inovação. Nessa perspectiva relata também que o diploma de curso superior não é o fim dos estudos, pois o profissional competente diploma-se e volta a estudar para permanecer no mercado de trabalho. Enfim, o autor discute essas habilidades de saber pensar e refazer, aprender a aprender e encarar os desafios como propostas dadas ao profissional para fazer-se competente.
A profissionalização não é um conhecimento acumulativo e consolidado, pois Demo a trata como um processo de renovação constante. Para melhor elucidar essa renovação primeiramente o autor traz expectativas típicas do profissional moderno, que perpassa na busca permanente da profissionalização através de pesquisas, participações em eventos que socializam conhecimentos e o refazer das bases dessa aquisição através do retorno à universidade. A autocrítica também é um item importante nesse processo, além de validar a avaliação que vem de fora. Nunca perder a noção do conjunto está presente nos requisitos, pois há de se trabalhar por um bem comum à equipe, com discussões e refazeres de trabalhos trazendo para a prática a teoria estudada, para que assim nunca se perca a visão geral da situação em voga.
Delimitado esse processo parte para a seção que Demo discute sobre as instituições educacionais criticando-as no que tange a dinâmica de estudar a teoria para reproduzir na prova, e o nivelamento por baixo de alguns cursos noturnos facilitadores do diploma. Local esse, dito por Demo ser o instrutor do profissionalismo pobre, que não