Demasiado Humano
A exposição aborda como a humanidade constrói suas formas de conhecimento – como as poéticas, filosóficas, científicas, tradicionais ou modernas –, que se destinam a narrar ou explicar as origens, trajetórias e destinos dos seres.
Esses caminhos, entendidos como momentos das dúvidas que movem o pensamento humano, serão percorridos nas três seções temáticas em que se divide a mostra: Origens, Vertentes e Águas.
O título da mostra é inspirado em uma das obras do filósofo Nietzsche, “Humano, Demasiado Humano: um livro para espíritos livres”, e a exposição tem como objetivo apontar os modos como nossa civilização vê e constrói o mundo através dos tempos.
"Quanto menos os homens estiverem condicionados pela origem, tanto maior será o movimento interior de seus motivos, tanto maior por sua vez, em decorrência, a agitação exterior, o envolvimento dos homens entre si, a polifonia de seus esforços."
Roteiro:
*** espaço entre a cadeira e o quadro, as pessoas passarão por trás.
Todo mundo começa fora da sala, menos Amélia que estará dentro da sala sentada na mesa.
- Boa tarde, meu nome é Luzia. De onde viemos? Onde estamos? Para onde vamos? A busca do conhecimento é o que move o ser humano e hoje vamos descobrir qual a nossa origem. Para iniciar o debate, gostaria de convidar a candidata Dr. Amália representante da teoria cientifica.
Amália entra, senta e se apresenta.
- boa tarde, meu nome é Amália. Então... o mundo surgiu do big bang, que foi uma grande explosão, tipo parecia que o universo estava pegando fogo.
Flávia entra e grita: FOGO! Victor entra logo atrás e mostra indignação e conduz a Flavia pra cadeira e senta.
- Bom... Essa é a índia da tribo Xacriabá e esse é o herdeiro da civilização Maia. Aproveitando, gostaria de convidar Adão.
Alex entra e fala pra Flávia:
- miga, assim não dá pra te defender.
- Gostaria de convidar a herdeira de obatalá (laura entra e se senta)
-Infelizmente, nosso último candidato, herdeiro da civilização Grega não