Demandas Tecnológicas
Técnico em Manutenção e Suporte
Demandas Tecnológicas
Fevereiro de 2015
Apucarana - Paraná
Brasil
Internet das Coisas
A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros.
Máquinas de lavar, fechaduras, cafeteiras, lâmpadas. Todas elas estão conectadas à web e serão acessadas pelo smartphone e por aplicativos. Dependendo do que você deseja, no caminho de casa, pode-se tirar o celular do bolso e acender as luzes da casa, colocar a roupa para lavar, controlar a temperatura do ambiente e até deixar o cafezinho pronto. O celular também se transforma na chave de casa e do carro, que no evento deve estar ainda mais conectado. Com um smartphone, você pode ver até onde deixou o veículo estacionado ou, no caso de emprestá-lo para alguém, conferir onde ele está.
Estima-se que, já no começo de 2015, 25 bilhões de dispositivos eletrônicos estarão conectados à internet. O movimento no sentido de adoção maciça da internet das coisas já parece impossível de conter. Se isso é bom ou ruim, o tempo dirá.
Como ela funciona?
A Internet das Coisas funciona basicamente através de tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID) – que utiliza ondas de rádio para enviar informações para leitores RFID que podem estar conectados à Internet.
Além das ondas de rádio, esse sistema utiliza também smartphones e sensores que permitem a comunicação entre máquinas – como em sistemas de trânsito, pagamentos online e microchips em animais de estimação.
Seu funcionamento pode ser dividido em três etapas: Identificação – registro de dados e informações para a conexão entre os aparelhos e a Internet – feita por rádio frequência (RFID); sensores, que detectam mudanças na qualidade