demanda
Redes neurais: estudo sobre a comunicação da informação
Lucas Beck Kosicov 11007413
João Vicente Puccia 11029413
Professora Itana
Redes complexas + Redes Neurais
Como introdução ao trabalho de comunicação e redes sendo este com o enfoque em redes neurais, abordaremos inicialmente os conceitos de redes complexas Rede é uma palavra que expressa ligação, conexão entre dois ou mais itens e está presente em uma enorme quantidade de situações, sejam elas aplicadas desde a economia até interações de moléculas do corpo humano, e em todas elas a capacidade de modelagem computacional se verifica.
A questão de utilizar a informática no estudo de redes é justamente o fato de que uma rede não deve ser analisada com foco em um único componente, se feita desta maneira, seriam perdidos ou “passados em branco” características essenciais ao estudo da rede propriamente dita. Para tal estudo, foram desenvolvidas ferramentas importantes e que apesar da disparidade das situações às quais são aplicadas se verificam para o estudo de quaisquer que sejam essas redes. A ferramenta que abriu e inaugurou esse tão abrangente conceito foi a Teoria dos Grafos, vista em sala de aula e definida como a solução para o problema das pontes de Konigsberg. Além desta, os conceitos de teoria das árvores, conjectura das quatro cores, o problema do pequeno mundo (seis graus de separação), entre outros, também contribuíram para a definição e aplicações do que chamamos hoje de teoria das redes complexas.
Uma rede complexa é uma rede que não apresenta uma forma, um padrão uniforme, regular e pode ser descrita como um grafo. Esta também apresenta uma quantidade magnífica de componentes e conexões e que portanto são praticamente impossíveis de analisar sem a ajuda computacional. Neste trabalho abordaremos a teoria das redes complexas aplicadas às redes neurais, que condiz com um tipo de rede denominada