Demanda e suas projeções
Economia de Empresas
Docente: Marcus Teixeira de Almeida.
Discente: Wéverson Carlos Ramos.
Curso: Engenharia Ambiental. EAM 12.2
Demanda e suas projeções
Demanda é um conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores, defendem que a precificação de bens e mercadoria é consequência de ambas as forças, causando equilíbrio ou desequilíbrio.
A demanda de um determinado bem é dada pela quantidade de bem que os compradores desejam adquirir num determinado período de tempo. A demanda é, portanto, a resultante da ação conjunta ou combinada de todas essas variáveis.
Assim, por exemplo, caso se deseja saber o que ocorre com a demanda do bem se o preço do mesmo aumentar é preciso supor que todas as demais variáveis que influenciam a demanda permaneçam com o mesmo valor, de modo que a variação da demanda seja atribuível exclusivamente à variação de preço.
Nesse caso, podemos reescrever a demanda como sendo apenas a função do preço de produtos, já que as demais variáveis ficam com seu valor inalterado. O bom senso comum que a quantidade procurada do bem varie inversamente ao seu preço, os economistas justificam tal comportamento da demanda em função de efeitos, quando o preço do bem aumenta, o consumidor fica, em termos reais, mais pobres e, portanto, irá reduzir o consumo do bem, o inverso ocorrerá se o preço do bem diminuir.
O preço de um bem ou serviço é fixado levando em consideração a relação entre a procura e a necessidade do consumidor final, os custos gerados na fabricação e o tempo gasto em sua produção, podendo ou não sofrer alterações devido à procura e