Demanda e Oferta
DEMANDA
Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período, dada sua renda, seus gastos e o preço de mercado.
Assim, representa um desejo, um plano.
Representa o máximo a que o consumidor pode aspirar dada sua renda e os preços no mercado. Desse modo, a curva de demanda indica quanto o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço. Indica que, se o preço for R$2,00, ele pode consumir dada sua renda, 10 unidades; se o preço for R$3,00, ele pode consumir 8 unidades, e assim por diante. Nesse sentido, a demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços.
Quanto menor o preço maior a procura.
A TEORIA DA DEMANDA TEM
ALGUNS FUNDAMENTOS
TEORIA DO VALOR
UTILIDADE
valor de um bem que se forma de acordo com a satisfação que o bem representa para a comunidade.
Abrange o valor de uso, que significa a utilidade ou satisfação que o bem representa ao consumidor e o valor de troca, que se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem ou serviço.
TEORIA DO VALOR DO TRABALHO
Considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, mediante os custos do trabalho incorporado ao bem, do tempo produtivo que é incorporado ao bem depende dos cursos.
UTILIDADE TOTAL
Tende a aumentar quanto maior for a quantidade consumida do bem ou serviço.
A Utilidade Marginal, definida como a satisfação adicional (na margem) é obtida pelo consumo de mais de uma unidade do bem, é decrescente, porque o consumidor vai saturando-se desse bem quanto mais o consome.
A QUANTIDADE
DEMANDADA
considera variáveis diferentes em relação ao conceito de demanda, abrangendo o preço do próprio bem (efeito substituição e efeito renda) ou a relação de preços de outros bens e serviços (bem substitutos ou concorrentes,bens complementares).