Demanda e oferta
O mercado econômico abrange todos os outros mercados: Mercado de Capitais, Mercado Fiscal, Mercado de Câmbio. Nele está presente a Ciência Econômica, aquela em que estuda o comportamento das ações das pessoas em relação aos diversos produtos e serviços escassos em uma sociedade. Tenta também estabelecer as causas e os efeitos. É a lei da demanda e da oferta de um mercado perfeitamente competitivo em que há um grande número de compradores e de vendedores no mercado; os produtos são homogêneos, porque não se diferenciam pela qualidade apenas pelo preço; as informações ocorrem perfeitamente e os agentes não possuem poder de mercado.
O governo entra com o setor público, que é de total importância para a economia, e com a injeção de títulos públicos que muitas vezes tem um grande poder na moeda, já que quando ele, o Governo, vende seus títulos retira moeda do mercado e quando ele compra títulos ele injeta moeda no mercado. Todo o mercado monetário se encontra entrelaçado, ou seja, os mercados vivem um da sobrevivência do outro e nesse entrelace existe o banco dos bancos o Banco Central que no Brasil costuma-se chamá-lo de Bacen.
Modelo de Demanda e Oferta 03:
Modelo de Oferta e Demanda: Demanda ou procura é uma quantidade de bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em um certo tempo. Oferta é a oferta de bens e serviços no mercado pelos produtores.
Professor talvez eu tenha errado essa na prova, porém nunca mais esquecerei: Demanda por moeda- Motivos: Transação: Demanda-se moeda para realizar a troca; Precaução: De evento incerto e Especulação, por exemplo, transacionar com ações, letras do tesouro. Oferta por Moeda: M: Meios de pagamentos (papel moeda em poder do público- PMPP+depósito à vista-DV( que são as contas correntes )
CURSO: ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
INTRODUÇÃO A ECONOMIA- AULA 02
ALUNA: CARLA ALVES PRADO SANTOS
ATIVIDADE DE PORTIFÓLIO
a) Qº = QD
20-2P=8+P
P+2P=20-8
3P=12
P=4
R: Logo o preço