Demanda de Transporte
Demanda por transporte é o desejo de uma entidade (uma pessoa ou de um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas) de locomover alguma coisa (a si próprio, outras pessoas ou cargas), de um lugar para outro. Em complementação, essa demanda pode estar relacionada a uma dada modalidade de transporte ou a uma determinada rota.
É interessante notar que a demanda por transporte é conseqüência de outras demandas, tais como a necessidade de trabalhar, de estudar, de fazer compras, ou do desejo de fazer turismo, de ir ao cinema, etc. Por essa razão, diz-se que a demanda por transporte deriva da demanda por outras atividades. São raras as vezes que alguém se locomove apenas pelo prazer de se locomover.
A demanda por transporte pode ser aumentada ou reduzida. A instalação de telefone numa residência, por exemplo, pode contribuir para a redução da necessidade de viajar, diminuíndo a demanda por transporte. Por outro lado, a propaganda das vantagens de um determinado modo de viagem ou a propaganda dos pontos negativos das modalidades concorrentes podem fomentar o desejo de usar aquele, aumentando a demanda pelo modo.
Enquanto algumas pessoas têm sua demanda satisfeita, outras se vêem impedidas de ter essa satisfação. As razões são várias: por exemplo, a distância é longa e não existe veículo capaz de realizar a viagem dentro do tempo disponível; a tarifa do meio de locomoção existente é muito elevada; o nível de serviço do transporte é muito baixo, etc. Neste caso diz-se que a demanda fica reprimida. A demanda reprimida pode ser satisfeita tão logo seja removido o impedimento.
O atendimento da demanda deve ser feito com os devidos cuidados a fim de evitar injustiças ou o desperdício de recursos. Nesse sentido, pode-se dizer que o conhecimento da demanda por transportes de uma região ou de uma cidade é indispensável ao planejamento de transportes, na medida em que ele mostra os deslocamentos potenciais de pessoas ou de