Delphi
Passo a passo Desenhando a tela do programa 1) Para separar as partes da tela iremos fazer uso de painéis (Panel) da interface de cadastro. Inclua um primeiro painel na tela (o painel é o ultimo componente da paleta Standard). Limpe o Caption do painel e mude seu alinhamento (Align) para alTop. Chame-o de pnlBotoes. 2) Inclua um segundo painel com as mesmas configurações de propriedades do primeiro (limpar o Caption, Align = AlTop). Chame-o de pnlDados.
3) Para exibir os alunos cadastrados usaremos um DBGrid que se encontra na paleta DataControls. Aliás, todos os componentes de acesso a banco de dados (que exibem diretamente dados armazenados em banco) estão nesta paleta.
4) Mude a propriedade Align do DBGrid para alClient (assim o DBGrid tomará o restante da tela). Chame-o de DBGrdDados.
5) Para acionar os comandos do cadastro (Inserir, Alterar, Excluir, Salvar, Cancelar e Fechar) usaremos de botão chamado BitBtn que fica na paleta Additional. A diferença do BitBtn para o botão comum (Button) é que o BitBtn permite incluir uma figura para caracterizar o botão.
6) Coloque seis BitBtn no painel superior (um para cada função do cadastro). Chame-os de BbtnInserir, BbtnAlterar, BbtnExcluir, BbtnSalvar, BbtnCancelar, BbtnFechar. Troque o Caption de cada um dos botões. 7) Como dito anteriormente o diferencial deste botão é a possibilidade de inclusão de uma figura. Esta figura pode ser incluída pela propriedade Glyph. Quando se instala o Delphi este inclui junto um banco de figuras de botões que utilizaremos agora. Sendo assim, selecione o botão de inserir, acesse a propriedade Glyph. Clique no botão Load e vá até o diretório C:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns\Borland Shared\Images\Buttons. Localize a figura INSERT.BMP. 8) Proceda da mesma forma para os demais botões. As figuras a serem