Delimitação do tema
Considerando que você já encontrou o tema que quer pesquisar, agora será preciso especificá-lo.
O seu professor orientador pode influenciar na escolha do tema no sentido de ajudar você a fechá-lo de acordo com os limites estabelecidos no trabalho. Em geral, temos pretensões muito amplas e embora, no primeiro momento, o tema possa parecer aberto demais, durante a elaboração do pré-projeto ele será especificado para ficar cada vez mais próximo do objetivo específico da monografia.
Por exemplo, você não pode pensar em pesquisar como administrar uma fábrica de bombons – esse tema é aberto demais para uma monografia. Especificar seria pensar em qual a relação entre a estação do ano (por causa das condições climáticas) e a produção de um tipo de bombom. Outro exemplo, você não pode fazer uma monografia sobre:
Inclusão na escola regular de portadores de deficiências mentais
Especificar seria fazer um trabalho, por exemplo, sobre:
Como a criança com síndrome de down aprende a noção de
número na aula de Matemática da 1ª série do Ensino Fundamental
É muito importante que o pesquisador coloque uma moldura no trabalho evitando assim navegar por áreas que não fazem parte da monografia. A principal finalidade da delimitação do tema é balizar toda a pesquisa evitando desperdício de esforços e trazendo ordem à pesquisa. Uma das finalidades da delimitação do tema é dar mais segurança ao trabalho, pois o pesquisador passa a conhecer os seus limites e sabe, exatamente, o que tem que ser explorado e estudado, isto ajuda o aluno até mesmo na hora da defesa diante de uma banca (se houver essa etapa no seu curso, na instituição em que você estuda).
Uma sugestão para uma melhor delimitação do tema é escrever uma lista dos tópicos que se deseja e depois colocar dentro de um quadro aqueles que você quer estudar e, fora dele, aqueles que não interessam ao seu trabalho. Veja o esquema: