Delegação e poder
A empresa que vou descrever é uma rede de drogarias,portanto atua no ramo comercial. Considerando que a delegação é uma tarefa que pode parecer difícil porém extremamente necessária para que haja um sistema de relações de poder bem estruturado.
Ainda segundo Maximiano, poder é influenciar outras pessoas. E dentro desse contexto foi apresentada as premissas.
Poder de recompensa, é um dos principais pontos na drogaria , pois depende do empenho de seus vendedores para que haja resultado, sendo assim a empresa desenvolveu um esquema de comissões em que o funcionário recebe no contra-cheque e as campanhas de verão, inverno e marca própria que acumulam pontos e são resgatados em premios.
O poder coercitivo está relacionado ao item acima, pois quem não produz,não esta fazendo o que foi contratado para fazer, que é vender. Logo esse vendedor sera cobrado pelo gerente ou supervisor. E como a empresa trabalha com comossao, ele receberá apenas o salário minimo estabelecido em lei sem nenhuma comissão.
O legitimo é o direito que o gerente ou supervisor tem de impulsionar e insentivar ou influenciar os funcionários a vender e dar resultado, podendo tomar medidas que os funcionários terão que acatar.
Quanto ao controle de informação a empresa não retem o conhecimento, pelo contrario, enquanto as concorrentes dependem de cursos externos para contratar mao de obra especilizada, nossa empresa oferece cursos de especialização para os seus funcionários até mesmo como oportunidade de promoção, como farnacêuticos, gerentes e vendedores de medicamentos e perfumaria.
O poder de referencia é o principal ponto de cobrança não só para os líderes mas também para os funcionários. O lema é gentileza gera gentileza, e os líderes são os primeiros a terem que cumprir os padrões da empresa e a desenvolver uma boa relação com funcionários e clientes, sendo eficiente na administraçao na venda pra que com isso sua equipe também seja bem