DELEGANDO TAREFAS
“Delegar é uma das formas de um líder unir o falar com o fazer. É um valioso método para capacitar pessoas a participar, desenvolver-se e alcançar seu potencial”. (C. Gene Wilkes)
A ARTE DE DELEGAR
Segundo John White: “Nenhum líder pode liderar sem delegar responsabilidades para outras pessoas, e, talvez, não haja uma prova mais delicada de boa liderança do que a maneira como os líderes cuidam disso”. Se você lidera, siga o exemplo de Neemias e delegue. Não faça tudo sozinho. Líderes servem ao capacitar outros a liderar com eles.
DELEGAR = dar autoridade e responsabilidade as pessoas que trabalham ao seu lado, para que elas possam, então, desenvolver determinada atividade ou um projeto, ou parte deles, exatamente conforme você solicitou para que atinja aquele objetivo.
PRINCIPIOS PARA UMA BOA DELEGAÇÃO DE TAREFAS.
1. Conheça bem a pessoa.
2. Defina o que você deseja delegar.
3. Invista tempo ensinando a pessoa quanto ao que ela deverá fazer.
4. Invista tempo para ampliar a comunhão com a pessoa.
5. Prepare-se para os possíveis erros.
6. Incentive regularmente.
7. Avalie constantemente.
POR QUE ALGUNS NÃO DELEGAM?
Alguns pensamentos prevalecem na mente daqueles que relutam em delegar.
A atividade não será executada conforme o meu desejo.
Será mais rápido eu realizar sozinho do que treinar uma pessoa.
Se eu delegar as pessoas perderão o respeito por mim.
Não adiantará delegar, as pessoas não tem compromisso.
Ganho para fazer e não para delegar.
Não confio nas pessoas.
Will Varner declarou: “O bom líder não tem medo de delegar trabalho. Se não delega, ou é porque sofre da necessidade de agarrar ao poder, ou porque não consegue confiar nos outros.
Dessa forma, as tarefas necessárias não são realizadas, e as pessoas que as poderiam ter feito ficam entediadas e se sentem inúteis”.
VANTAGENS PARA QUEM DELEGA.
Segundo Içami Tiba, “ninguém sente falta daquilo que não conhece”. Quando pensamos nas vantagens de uma delegação eficaz, lamentamos