delcaração de uniao estavel
INVERSORES DE FREQÜÊNCIA
Tubarão/ 2014
UNISUL / SENAI
INVERSORES DE FREQÜÊNCIA
Kleiton Borges da silva
3° semestre de tecnologia em automação industrial Professor: Mario
Tubarão/ 2014
Introdução
Atualmente, a necessidade de aumento de produção e diminuição de custos, se fez dentro deste cenário surgir à automação, com isto uma grande infinidade de equipamentos foram desenvolvidos para as mais diversas variedades de aplicações e setores industriais, um dos equipamentos mais utilizados nestes processos conjuntamente com o CLP é o Inversor de Frequência, um equipamento versátil e dinâmico, com esse equipamento fica mais fácil (e mais barato) o acionamento em velocidade variável de motores elétricos, por exemplo. Com isto, sistemas que antes usavam motores CC, pela facilidade de controle, hoje podem usar motores CA de indução graças aos Inversores de Frequência, também chamados de Conversores de Frequência. Em paralelo ao avanço da eletrônica de potência, a microeletrônica, por meio de microprocessadores e microcontroladores, tem auxiliado muito o acionamento de máquinas CA, permitindo a implementação de funções complexas num tempo de processamento cada vez mais curto. Isto tem permitido a implementação de sofisticados
Algoritmos de controle que possibilitam o acionamento de alto desempenho com o emprego de motores de indução de série.
A título de exemplo, podemos citar que motores de indução acionados por meio de Inversores de Frequência podem substituir, com vantagens, os sistemas de controle de fluxo com válvulas (bombas) ou dampers (ventiladores).
Vamos expor agora o princípio básico do inversor de frequência, bem como os tipos existentes ealguns exemplos no ramo industrial.
1 2. INVERSORES DE