Degradação social e globalização
Degradação é a destituição de um grau, qualidade, dignidade ou encargos, diminuição ou deterioração de certos aspectos.
A degradação social implica perda do status social, a exclusão dos direitos a que todo indivíduo tem na sociedade, em seus diferentes setores como família, educação, economia, política social... Em seus aspectos ambientais, culturais, religiosos, de trabalho, e outros, levando as pessoas, quase sempre, à marginalidade.
Família
Família é uma instituição social básica, formada por um grupo de parentesco bilateral. Ela constitui a estrutura da sociedade.
Nas sociedades, quase todas as pessoas vivem em uma trama de direitos e obrigações familiares. É na socialização que a pessoa conhece essas relações.
Funções
São várias as funções da família. Uma dessas funções é educativa,já que transmite parte da cultura social à nova geração.
Porém, é cada vez mais comum nas famílias a desintegração social, onde a família acaba se dividindo em grupos distintos. São formas de degradação das famílias:
1. são filhos que saem de casa para viverem nas ruas, dormindo em calçadas, comendo o que encontram ou roubando para sobreviver;
2. são as adolescentes, geralmente as mais pobres, que em busca de dinheiro e vida melhor, se entregam a prostituição;
3. são as meninas de cerca de oito anos de idade que engravidam precocemente, violentadas, muitas vezes, pelo próprio pai;
4. são jovens que estão constituindo família, não preparados para arcar com a responsabilidade educacional dos filhos.
Fatores de degradação
São vários os fatores que levam à degradação social. Entre eles podemos citar:
1. separação do casal: em virtude das mudanças de relações entre o homem e a mulher. Essas mudanças podem ocorrer por motivos econômicos,liberação de hábitos,possibilidade de dissolução do casamento...
2. abandono dos filhos: quando um dos pais sai de casa, faltando com suas tarefas de proteção e cuidado para com os membros da família.
3. ausência