Degradação do pvc frente aos detergentes domésticos
UNICAP-UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Departamento de engenharia civil
Princípios de ciência dos materiais
Professor: Arnaldo Cardim de C. Filho
DEGRADAÇÃO DO PVC FRENTE AOS DETERGENTES DOMÉSTICOS
Carlos Vitor da Silva Sarmento Filipe Gomes Hygo ferreira de Aquino José Francisco Vinicius Picasso
Recife 29/11/2009 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DEGRADAÇÃO DO PVC 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Por intermédio de um estudo realizado em sites empresas relacionadas com a tecnologia do PVC, foi possível analisar que alguns compostos do detergente doméstico usados no dia a dia podem vir a danificar ou alterar as propriedades físico-químicas do material em estudo. Fugindo totalmente do senso comum e do que é promovido pelos fabricantes de ambos os materiais.
O PVC é um material amplamente usado devido a sua grande gama de aplicações, sua boa resistência química e custo relativamente baixo, porém apesar de possuir uma resistência satisfatória, muitos produtos, juntamente com condições de temperatura favoráveis, promovem degradação química do PVC, ao contrario de outros materiais, a degradação química do PVC ocorre da seguinte forma, o PVC absorve parte do composto agressivo perdendo assim algumas de suas propriedades, podemos listar como exemplo de conseqüências da degradação: Escurecimento, liberação de cloretos e perda das propriedades mecânicas. Alguns desses produtos agressivos ao PVC são encontrados, em quantidades relativamente pequenas, nos detergentes domésticos, porém caso sejam alteradas as concentrações ou a temperatura desses compostos existe uma grande possibilidade de causar sérios danos ao PVC.
Antes de analisar a ação dos detergentes no PVC, é preciso saber como funcionam os detergentes. Basicamente os detergentes servem para remover sujeiras, sua