deflorestação
No tema da deflorestação vai ser abordado quais as causas que provocam a desflorestação, abordando mais profundamente os incêndios e a construção de infra-estruturas. Este problema esta directamente relacionado com a acção humana, como por exemplo lixos acumulados, alterações climáticas e falta de limpezadas florestas.
Este projecto aborda também as consequências deste problema tentando encontrar soluções para o mesmo.
O que é a desflorestação?
A desflorestação é o resultado de uma intervenção do Homem no meio ambiente, visando a dominação da natureza.
A desflorestação do nosso pais, iniciou-se no Neolítico, à cerca de 7500-8000 anos, com a invenção da agricultura e a domesticação de animais.
Uma grande parte da vida selvagem encontra-se nas florestas tropicais, quentes e húmidas. As enormes árvores, os arbustos e as ervas fornecem alimentos e habitat a elevado número de animais. Por vezes, aí habitam tribos que colhem da floresta só o que precisam e não provocam estragos.
Os seres vivos respiram dióxido de carbono e as árvores transformam-no em oxigénio, contribuindo para que haja vida. Por isso lhes chamamos os pulmões do Mundo.
Causas da desflorestação
Nos países em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestação é a sobre exploração das matérias-primas provenientes da floresta particularmente, a própria madeira. Estes países não têm muitas alternativas, recorrem aos recursos naturais para sobreviverem.
Nos países desenvolvidos as principais causas são:
· Desenvolvimento industrial e urbano.
· Crescimento turístico.
· Aumento da superfície cultivada.
· Construção de infra-estruturas.
Desflorestação no mundo
A importância económica e ecológica das florestas é muito grande, pelo que a desflorestação tem enormes impactos negativos.
As grandes florestas tropicais dos países em desenvolvimento são muito afectadas pela desflorestação. A principal causa da desflorestação é a exploração da matéria-prima