DEFLES O EM VIGAS
1.0 INTRODUÇÃO: Quando se projeta um pavimento tipo às vigas são utilizadas para receber as cargas de utilizações transmitidas pelas lajes, peso de paredes e transportá-la até os pilares da edificação. Para cumprir essa função estrutural é preciso que elas sejam preparadas do ponto de vista da Resistência do Material prevista pelo cálculo de tensão e da Rigidez à flexão que pode ser controlada pelo cálculo da deflexão, para atender as exigências de normas.
O desenho abaixo, representa a planta de forma do Pavimento Tipo de uma edificação, com o posicionamento das lajes, vigas e pilares que constitui o arranjo estrutural necessário para sua construção.
Planta de forma do Pavimento Tipo
As vigas do Pavimento Tipo recebem as cargas provenientes das lajes e as transmite para os pilares. Esse trabalho só será feito com eficiência se as vigas forem preparadas, de modo a atender os critérios de Resistência do Material e Rigidez da viga prevista pelo cálculo de deflexão. Analiticamente, podem-se representar essas exigências pelas seguintes inequações de segurança:
máx ≤ adm
máx ≤ adm
Pelo exposto, para se projetar uma viga é necessário o conhecimento da deflexão máxima que poderá ser obtida pelos processos que serão apresentados nesse curso.
2.0 CONCEITOS FUNDAMENTAIS
2.1 Linha Elástica
2.1.1 Conceito: é a configuração geométrica de deslocamento vertical dos pontos do eixo longitudinal da viga ( curva AB )
2.1.2 Representação geométrica: geometricamente a linha elástica é representada pelo desenho da linha AB
2.1.3 Representação analítica: analiticamente a linha elástica é representada por uma função Y = f( x )
2.2 Deflexão
2.2.1 Conceito: é o deslocamento vertical das seções da viga medido a partir do eixo longitudinal.
2.2.2 Representação geométrica: geometricamente a deflexão é representada pelo seguimento de reta AA’ de comprimento
2.2.3 Representação analítica: