Definições
Trabalho alienado: O trabalhador faz somente um trabalho, ou seja, monta uma parte do produto final. No filme pudemos observar que Chaplin somente apertava as ‘’porcas’’ e não tinha conhecimento além de seu local na linha de montagem, ou seja, não sabia qual era o produto final que ele estava contribuindo para a montagem.
Desigualdade Social: A desigualdade social é claramente mostrada, pois não tendo capital para investir em um trabalho próprio, a classe desfavorecida é obrigada a vender a sua força de trabalho, coisa única que os resta. No filme, a desigualdade é muito mostrada quando alguns esbanjam comida, e outros tem a necessidade de roubar por fome, e principalmente quando os empregados são obrigados a trabalhar naquelas péssimas condições da fabrica, sendo que a classe privilegiada não tem que passar por fatos como esse.
Capitalismo: O acumulo de capital na mão dos donos das fabricas não fazia o dinheiro girar, o lucro era a finalidade de todo o trabalho realizado pelos funcionários da fabrica, porem, a maior parte do lucro ficava com os donos das empresas, os quais tinham total poder sobre seus funcionários, pois somente assim, os mesmos receberiam o mínimo de salario necessário para a sobrevivência pessoal e de sua família.
Fordismo e Taylorismo: Nesse sistema utilizavam-se também o tipo das esteiras, porem uma diferença marcante. No fordismo, o empregado ganha um salario maior. Pois na ideia de Ford, o seu funcionário ganhando bem, ele terá o poder de aquisição e consumirá os produtos produzidos na fabrica, aumentando a oferta e a demanda de novos produtos. Já para Taylor, o seu lucro é o mais importante, e não pagar salários mais altos a seus funcionários, pois assim ele estaria dando dinheiro que poderia ser dele.
Alto Indicie de Desemprego: A fabrica fica a mercê da demanda, não podendo contratar muitos funcionários e as vezes tendo que despedir alguns deles, por falta de condições e pelo fato de não estar mais sendo lucrativo