Definições
TIPOS DE SUJEITO
_________________________________
► Sujeito é o ser de quem se diz alguma coisa, e com quem o verbo concorda. Tem por núcleo um substantivo ou o equivalente a um substantivo (palavra substantivada), um pronome ou numeral: =•> O casarão todo dormia. (substantivo) =•> O cantar / sempre traz alegria. (cantar foi substantivado pelo artigo) =•> Seis deles andavam devagar. (numeral)
► A determinação do sujeito está condicionada à existência de um verbo na estrutura da frase. Se uma frase não possui um verbo, ela também não possui um sujeito, nem um predicado, nem nada. Há um artifício muito simples e prático para determinarmos o sujeito: perguntar antes do verbo [o quê?] (para coisas) ou [quem?] (para pessoas). Aconselho fazer a pergunta [o quê?] mesmo que o sujeito seja pessoa, porque antes de encontrarmos o sujeito não sabemos se é pessoa ou coisa: =•> As aulas começaram. (o que começaram?) => As aulas (sujeito). Observação: Normalmente o sujeito está no início da oração, mas pode também estar no meio e no fim: As provas / constam nos autos. => Nos autos, constam / as provas.
► A NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) reconhece apenas três tipos de sujeito: simples, composto e indeterminado. Reconhece também a existência de orações sem sujeito.
1. O Sujeito Será Simples (determinado) quando apresenta um só núcleo que será sempre um substantivo, pronome ou numeral. O sujeito simples será simples determinado se não estiver expresso na frase. Jamais estará oculto ou elíptico. Quando construímos: Fomos roubados, o sujeito não está explícito, mas a desinência verbal de 1ª pessoa do plural permite-nos determinar que o sujeito é [nós]: (nós) Fomos roubados. / (eu) Coleciono moedas antigas. =•> As estrelas / brilham no firmamento. (o que brilha no firmamento?) =•> Os jogadores / manifestaram sua insatisfação. (quem manifestou?) =•> Os nossos guarda-chuvas / foram roubados. (o que foram