DEFINIÇÕES E FUNÇÕES DA ARTE
“A arte é um produto da atividade humana, porém particularmente livre e desinteressada, cujo fim não é a satisfação de uma necessidade imediata, mas despertar em todos um sentimento, uma emoção viva.”
(Salomon Reinach)
“A arte tem uma importância prospectiva fundamental. Ela nos ajuda a descobrir o que começa a ser necessidade presente para a humanidade, em cada etapa nova de sua evolução. Hoje, temos necessidade de uma nova aproximação com a natureza, da qual viemos nos afastando há séculos. O ciclo racionalista e tecnologista, iniciado durante a Renascença chegou ao seu fim com a sociedade de consumo na sua mortífera robotização e poluição. É questão de sobrevivência, não meramente de estética, o reencontro do homem com a natureza.”
(Schenberg Mario)
O QUE É ARTE? TENTEMOS DEFINIR
“Arte”: Uma palavra muitos sentidos.
1) “Olha lá como aquela criança fazendo arte!” = travessura envolve imaginação, criatividade, dar asas à fantasia, inventar... É preciso de coragem de inventar e de fazer ou quebrar a rotina, de ser diferente ao menos por alguns instantes. E o prazer que isso dá é enorme: antes (quando inventa); durante (quando põe em prática) e mais tarde (quando lembra). Em todo este tempo quantos sentimentos estão em jogo = medo, ansiedade, dúvida, alegria, remorso, saudade...
*É isso que a arte tem em comum com a “travessura”, ela também requer imaginação, envolve ousadia, dá prazer, desperta os mais variados sentimentos.
2) “Emílio Ribas foi um dos grandes nomes que contribuíram para enobrecer a arte da medicina” = conjunto de conhecimentos e técnicas que envolve uma atividade humana O artista precisa dominar as técnicas de sua arte e conhecer o trabalho de colegas que o precederam ou que são seus contemporâneos.
*O artista precisa também ter algo a dizer. Alguma coisa que é fruto de sua experiência de vida e/ou de observação = sua visão de mundo, sua maneira de ver o homem, a