Definições e conceitos bulas referência genérico similares intercambialidade
Bulas
• Nome do medicamento; Apresentação, formas ou formulações; Composição - Ingredientes e suas dosagens. Informações ao paciente - Cuidados de armazenamento, prazo de validade. Informações técnicas - Dados farmacológicos gerais sobre o medicamento. Farmacocinética - O metabolismo do medicamento no organismo. Indicações – Para qual finalidade ele é indicado. Contra-indicações - Indicam condições em que o medicamento não deverá ser utilizado. Precauções - Cuidados a serem tomados durante o uso do medicamento. Gravidez - Informações sobre o uso do medicamento durante a gestação e a lactação. Interações - Dados sobre o uso concomitante com outras substâncias. Reações adversas - Efeitos colaterais possíveis ou esperados do medicamento Posologia - Informações sobre a dosagem e os intervalos de administração Superdosagem - Informações sobre o uso excessivo ou em altas doses. Informações adicionais.
Farmacologia
• É a ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos.
Farmacocinética
• A Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz no organismo. Não se trata do estudo do seu mecanismo de ação, mas sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, biotransformação e excreção.
Farmacocinética
Farmacodinâmica
• A Farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre concentração do fármaco e efeito.
Princípio Ativo
• Princípio ativo é a substância que deverá exercer efeito farmacológico. Um medicamento, alimento ou planta pode ter diversas substâncias em sua composição, porém somente uma ou algumas destas conseguirão ter ação no organismo. Ainda em relação aos medicamentos,
denomina-se fármaco o princípio ativo deste.
Agonistas e Antagonistas(Bloqueadores)
Farmacologia