Definições e acepções da palavra direito
Texto de Apoio: Definições e Acepções da palavra Direito
Metodologia – Análise e debates sobre o texto de apoio
Passos a seguir:
1) Reconhecer
2) Identificar
3) Selecionar
4) Destacar
5) Responder as perguntas formuladas
6) Apresentar para debate
Responda:
1) Porque o autor afirma não ser possível captar o conceito do Direito nas primeiras reflexões? R: A formação passa por um processo evolutivo, que se inicia a partir do conhecimento vulgar, daquele que o homem comum possui vai aperfeiçoando à medida que o homo juridicus adquire novas experiências ate alcançar o nível cientifico ou mesmo filosófico.
2) Apesar do transcurso de tempo decorrido através dos séculos o autor do texto em análise afirma que “... Os cultores da Jurisprudência não lograram objetivar, através de uma definição, todos os sentidos do vocábulo Direito.” O que significa a expressão “os cultores da Jurisprudência”? R: Cultivador e estudioso do Direito e das leis (definição dada pelo dicionário Ediouro). Ex: Juristas, sociólogos do Direito, historicistas como Dante Alighieri, escritor italiano séc. XVIII, Emmanuel Kant, filósofo alemão séc. XVII e Rudolf von Jhering, jurisconsulto alemão séc. XIX.
3) Aponte 4(quatro) instrumentos de controle social explicando suas consequências práticas. R: Os instrumentos de controle social são: Direito, Moral, Regras de Trato Social e Religião. Já a diferença especifica deve apontar a característica que somente o Direito possui e separa dos demais processos de conduta social.
4) Porque o Direito sem efetividade é letra morta? Explique. Para a vida do Direito é fundamental que haja adesão aos comandos jurídicos que as condutas sociais sigam os ditames das normas jurídicas. O Direito sem efetividade é letra morta, existirá apenas formalmente. Ex: Lei...
5) Qual a principal diferença entre as normas jurídicas e