definições de transportes - logistica
Dentre os elementos que mais favorecem o custo de transporte estão : a frota ou o motorista; combustível ; a manutenção .
Existem também custos com o produto, que estão relacionados a : Densidade do produto, ou seja a relação entre o peso e o volume do produto. Embalagem e armazenagem para transporte. Facilidade de manuseamento, isto é, se o produto for homogéneo ou as suas formas permitam usar os equipamentos mais simples, é mais barato o seu manuseamento.
Há também o custo de mercado onde encontramos : Grau de competição no mesmo meio ou meios alternativos de transporte.Localização dos mercados, o que determina a distância que as mercadorias têm de percorrer.Natureza e extensão da regulamentação governamental das transportadoras.Equilíbrio do tráfego de mercadorias para dentro e para fora do mercado.Movimentações só em determinadas épocas do ano.Movimentações do produto no mercado interno ou externo.
2. Sendo assim, há um processo pelo qual é somado todos os custos diferenciando o tipo de transporte escolhido pela empresa.
3. INTRODUÇÃO : Os custos de transporte são todas as despesas realizadas na movimentação de determinado produto desde a origem até ao destino final. Estes custos são considerados uns dos maiores custos logísticos tendo grande relevância no preço final do produto
TRANSPORTE RODOVIÁRIO : nos dias de hoje é considerado o meio de transporte mais utilizado. O transporte rodoviário em sua maioria é realizado por veículos automotores, como carros, ônibus e caminhão.