definições de Gráficos estatisticos
O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido a compreensão que as séries. É também a representação gráfica das séries estatísticas tem por finalidade representar os resultados obtidos, permitindo que se chegue a conclusões sobre a evolução do fenômeno ou sobre como se relacionam os valores da série. A representação gráfica e feita a partir de uma correspondência entre os termos da série e determinada figura geométrica, de tal modo que cada elemento da série seja representado por uma figura proporcional, é fundamental que o gráfico tenha simplicidade, clareza e veracidade. Os principais tipos de gráficos são os diagramas, os cartogramas e os pictogramas.
Existem várias tipos de gráficos para representar variáveis qualitativas, vamos representar dois deles: gráficos em barras e de composição em setores (pizza ou retângulos).
O gráfico em barras consiste em construir retângulos ou barras, em que uma das dimensões, é proporcionalmente à magnitude a ser representada (n i ou f i), sendo a outra arbitrária, porém igual para todas as barras. Essas barras são dispostas paralelamente umas às outras, horizontalmente ou verticalmente, no gráfico temos barras verticais para y.
Já o gráfico em forma de pizza, destina-se a representar, usualmente em porcentagem, de partes de um todo. Consiste num círculo de raio arbitrário, representando o todo, dividido em setores, que correspondem às partes de maneira proporcional.
Para variáveis quantitativas podemos considerar uma variedade maior de representações gráficas. Considere a distribuição da variável Z, número de filhos dos empregados casados da seção de orçamento da companhia MB da tabela. Na próxima tabela temos as frequências e porcentagens. Além dos gráficos usados para as