Definições da filosofia da educação
- Filosofia é pensar em câmera lenta. Ela para, descreve e valoriza os movimentos que ordinariamente fazemos em grande velocidade e que têm a ver com nossas crenças e motivações naturais. Então se torna evidente que há alternativas possíveis. (John Campbell)
- A filosofia é diferente da ciência e da matemática. Diferentemente da ciência, não se baseia em experimentos ou na observação, mas apenas no pensamento. E diferentemente da matemática, não possui métodos formais de prova. A filosofia é feita simplesmente por meio do questionamento, da apresentação de ideias e da busca de argumentos possíveis contra elas, e da pergunta sobre como os nossos conceitos realmente funcionam. (Thomas Nagel)
- A palavra “filosofia” significa o amor ao conhecimento, mas o que os filósofos realmente amam é o debate. Eles formulam teorias e elencam razões para suportá-las, eles consideram objeções e tenta respondê-las, eles constroem argumentos contra outras perspectivas. Mesmo filósofos que proclamam as limitações da razão utilizam razões para suas posições e apresentam dificuldades para os opositores. (Robert Nozick)
Como se desenvolveu a filosofia ao longo do tempo
Filosofia Moderna:
Pode a razão conhecer Deus? Atravessando tortuosos caminhos, o pensamento medieval não foi conclusivo. A escolástica chegou ao seu limite. A desagregação da cristandade com a reforma protestante e o renascimento cultural trouxe novas questões. A burguesia entra em cena e caracteriza a mentalidade moderna. De modo geral, associam-se ao renascimento mudanças de ênfase nos seguintes valores: antropocentrismo, racionalismo e individualismo.
René Descartes é considerado um dos pais da filosofia moderna. Aplicando a dúvida metódica, chegou a celebre conclusão: "Penso, logo existo". Seu método da dúvida crítica abalou profundamente o edifício do conhecimento filosófico de sua época.
Filosofia Contemporânea:
O conhecimento amplia-se e faz surgir um novo