Definição dos termos de propriedades mecânicas dos materiais
Esse tipo de deformação é provocado por uma tensão ou variação térmica.
Toda deformação elástica acontece por meio de uma tensão não proporcional onde esse tipo de deformação é reversível, pois uma vez retirada à tensão que ocasionou a deformação o material volta à forma e às dimensões originais, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. Em outras palavras, é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente. As deformações são proporcionais ao esforço aplicado, sendo assim a deformação sofrida por uma mola é diretamente proporcional à intensidade da força que a provoca. A deformação também ocorre quando há uma variação térmica que altera a forma de um corpo. A tensão é proporcional à deformação, demonstrada pela Lei de Hooke (σ= E x ε), onde σ= tensão, E= módulo de elasticidade (módulo de Young),ε=deformação, por isso o corpo retoma seu estado inicial.
Deformação Plástica
Esse tipo de deformação acontece quando é aplicada uma tensão que excedem os limites de deformação elástica, essa tensão não é mais proporcional à deformação anulando a teoria da lei de Hooke, provocando à deformação não recuperável, em outras palavras, é a deformação permanente decorrente do deslocamento de átomos ou moléculas para novas posições. A partir da perspectiva atômica, a deformação plástica corresponde à quebra de ligações com átomos vizinhos originais e em seguida ocorre uma formação de novas ligações com novos átomos vizinhos, uma vez que um grande numero de átomos ou moléculas se move em relação uns aos outros com a remoção da tensão, eles não retornam as posições originais.
Resistência à Tração
Os ensaios de tração servem para determinar a resistência dos materiais analisando como eles reagem ao esforço de tração, seus limites de resistência e a partir de que momento ele se rompe. Para determinar as propriedades mecânicas recorremos aos ensaios mecânicos. Estes ensaios devem seguir procedimentos padronizados