Definição de Taxonomia e Sistemática e conceito de especie
O ramo da biologia que se ocupa da classificação dos seres vivos e da nomenclatura dos grupos formados designa-se por Taxonomia.
A Sistemática é algo mais amplo, pois inclui a Taxonomia e a Biologia evolutiva. É então uma Biologia comparativa que utiliza todos os conhecimentos acerca dos seres vivos para compreender as suas relações de parentesco, a sua história evolutiva e desenvolver sistemas de classificação que refletem essas relações.
Muitos cientistas consideram que Taxonomia e Sistemática são sinônimos.
Conceito de espécie
Conceito Biológico: Define as espécies em termos de intercruzamento. Este conceito foi fortemente apoiado pelos fundadores da moderna síntese como Mayr, Dobzhansky e Huxley. Mayr o define como: espécies são grupos de populações naturais realmente ou potencialmente intercruzantes que são reprodutivamente isoladas de outros grupos tais como este.
Conceito Evolutivo: Uma única linhagem evolutiva de organismos em que genes podem ser compartilhados, e que mantém a sua integridade em relação a outras linhagens no tempo e espaço. Em algum ponto na evolução de um grupo, alguns membros podem divergir da população principal e evoluir para uma subespécie, um processo que pode levar à formação de uma nova espécie se o isolamento (geográfico ou ecológico) é mantido. Uma espécie que dá origem a outra espécie é uma espécie parafilética, ou paraespecie.
Conceito Filogenético: Um grupo de organismos que compartilham um ancestral; uma linhagem que mantém a sua integridade com respeito a outras linhagens através de tanto tempo quanto espaço. Em algum ponto no progresso de um grupo, os membros podem divergir um do outro: quando tal divergência torna-se suficientemente clara, as duas populações são consideradas espécies distintas. Isso é diferente de espécies evolutivas em que a espécie mãe se extingue taxonomicamente quando uma nova espécie evoluí, as populações mãe e filha se formando agora duas