Definição de Sociologia
Identificação do livro
Titulo: Sociologia
Autor: Anthony Giddens
Editora: Fundação Calouste Gulbenkian
Data da Edição: 1993
Contextualização do autor
Alguns dados biográficos
Anthony Giddesn, nascido a 18 de Janeiro de1938, em Londres, visto como sociólogo britânico mas encarado por alguns como um filósofo social. As suas ideias tiveram uma grande influência no âmbito do ensino da sociologia tal como a teoria social. É um dos primeiros autores a abordar a noção de globalização, este à frente do desenvolvimento de ideias políticas e ajudou a vulgarizar a ideia da Terceira via, esta por sua vez irá cooperar para a inovação da social-democracia. Desempenhou a função de professor de sociologia em Cambridge e mais tarte converteu-se no Director da London School of Economics .
Outras obras do autor:
Capitalism and Modern Social Theory; New Rules of Sociological Method; Central Problems in Social Theory.
Conteúdo do livro
Género literário
Assunto
Na parte final do século XX, o mundo é arquitectado por expectativas futuras, é presenciado por mudanças, conflitos, tensões e divisões e as tecnologias.
A sociologia examina a interacção que os indivíduos estabelecem entre si, a vida social, estuda o ser individualmente, o seu objecto de estudo centra-se no próprio comportamento dos seres sociais. Esta ciência é bastante abrangente análise simples encontros de rua entre os indivíduos, passando também pela investigação e processos sociais globais.
O amor e o casamento são um dos parâmetros tratados na sociologia, esta ao tentar perceber o porquê do casamento e o porquê da paixão, encontra uma explicação muito óbvio em que o amor é algo mútuo, íntimo e corporal que é sentido pelos dois seres envolventes.
Antigamente o casamento era visto como um meio de possuírem algo com este acto por isso na maioria dos casos os casamentos era arranjados, não havendo amor, paixão, cumplicidade entre o casal, nas sociedades aristocráticas por a relação ser