Definição de Resumo
1.1 Introdução
Resumo é a versão precisa, sintética e seletiva do texto do documento, destacando os elementos de maior importância. Deve evidenciar os principais objetivos, métodos empregados, resultados e conclusões, permitindo ao leitor decidir sobre a conveniência da leitura do texto na íntegra.
Em geral, o bom resumo deve responder a todas estas perguntas:
# Qual é o tema principal?
# Quais são os temas secundários?
# Há relação entre os temas principais e secundários? Se sim, quais?
# Onde e como se desenvolve o tema ou a ação?
# Qual é a conclusão do tema ou da ação? O resumo possibilita a maior divulgação da tese e sua indexação em bases de dados. A tese deve vir acompanhada de dois resumos, em português e em inglês (abstract).
O resumo deve ser precedido da referência bibliográfica da tese, apresentada de acordo com a norma adotada. Ao final do mesmo devem ser indicados os descritores/palavras-chave.
1.2 Estrutura
A redação deve ser feita com frases curtas e objetivas, organizadas de acordo com a estrutura do trabalho, dando destaque a cada uma das partes abordadas, assim apresentadas:
Introdução - Informar, em poucas palavras, o contexto em que o trabalho se insere, sintetizando a problemática estudada.
Objetivo - Deve ser explicitado claramente.
Métodos - Destacar os procedimentos metodológicos adotados com informações sobre população estudada, local, análises estatísticas utilizadas, amostragem, entre outros. Resultados - Destacar os mais relevantes para os objetivos pretendidos. Os trabalhos de natureza quantitativa devem apresentar resultados numéricos, assim como seu significado estatístico.
Conclusões - Destacar as conclusões mais relevantes, os estudos adicionais recomendados e os pontos positivos e negativos que poderão influir no conhecimento.
Descritores e Palavras-Chave - Para indexação da tese nas bases de dados e catálogos de bibliotecas devem ser apontados pelo autor os descritores e ou as palavras-chave que