Definição de Plano de Negócios
Definição
O plano de negócios é o projeto da empresa. É um conjunto de respostas para perguntas como: o que exatamente será comercializado, qual o formato mais adequado para aderir, qual modelo de operação será utilizado, entre outras. A definição de quais produtos serão comercializados consta em fazer um estudo de mercado para entender qual o público de clientes, pesquisar fornecedores e compreender a concorrência. Os trunfos da concorrência devem ser identificados. O que deve ser oferecido ao mercado que seja um diferencial? Que seja mais atrativo do que a concorrência já oferece? Qual vantagem será oferecida aos clientes para superar a concorrência? E quanto aos novos concorrentes, existe a possibilidade de surgir outros concorrentes de maior capacidade? Observe que sempre é possível ser melhor ou se igualar aos melhores concorrentes. Se o nível tecnológico igualar as empresas, supere em serviços agregados, isto é, no atendimento ao cliente.
Relação com o texto “Eles estão atentos” O texto fala sobre o aumento de investimentos de risco no Brasil que, apesar de ser muito maior nos últimos anos, continua ainda muito atrás de vários países, tais como Rússia e China. Um dos motivos apontados para tal fato é a falta de inovação dos modelos de negócio. Os investimentos ainda se concentram em modelos de negócio já solidificados e provados no mercado. Um plano de negócios bem analisado ajudaria na criação de modelos de negócio mais ágeis e adaptados ao mundo moderno, criando assim uma maior aceitação por parte dos investidores que irão sentir-se confiantes para assumir determinados riscos.
Relação com o texto “Por que as empresas vivem tão pouco?”. O texto trata sobre o alto número de empresas que decretam seu fim pouco tempo após sua estreia. Um dos grandes obstáculos que acabam por aniquilar essas é a falta de planejamento antes de sua inauguração. O plano de negócios é essencial para que o planejamento de uma nova empresa