Definição de Meritocracia
De acordo com a pesquisadora Lívia Barbosa, a meritocracia é muito importante para as organizações privadas ou públicas, pois atribui à empresa diversos benefícios, como o próprio funcionário, independente de seu nível hierárquico, toma algumas iniciativas que gerarão reconhecimento ao funcionário, ou seja, a meritocracia acaba se tornando um meio de incentivar a produtividade.
No texto ela explica que a mudança da cultura da empresa para uma cultura meritocrática altera alguns aspectos como o âmbito das organizações e acaba-se valorizando mais o clima organizacional. Pois se leva em consideração o desempenho individual de cada um. Quando se atinge o nível desejado em uma empresa onde está aplicada a meritocracia é uma espécie de motivação, pois todos seus esforços aplicados para chegar até ali, foram individuais.
A pesquisadora ainda mostra os aspectos antimeritocraticos, onde a cultura meritocratica é vista como uma imposição cultural, injusta e fraguimentadora do ambiente de trabalho, pois gera “competições” entre os funcionários da empresa.
O discurso intimeritocratico é contra a qualquer espécie de mudanças organizacionais e em geral encaram a meritocracia como uma nova forma de exploração e de estresse organizacional, a meritocracia é vista como uma cobrança extra imprópria, não merecida.
Mas se formos raciocinar e analisar, notamos que a meritocracia já está implantada na sociedade, principalmente em aspectos públicos, um exemplo são os concursos públicos, como citado no texto. A meritocracia pretende destacar as distinções entre os funcionários de uma determinada empresa, e o raciocínio que prevalece é a de equidade, onde tem como princípio geral a igualdade e o bom desenvolvimento social para todos.
Há ainda algumas empresas de grande porte que usam a