Definição de marca
Marca é um nome, termo, símbolo, desenho- ou uma combinação desses elementos- que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los dos da concorrência, onde identificamos a empresa ou o fabricante, através de um nome, marca comercial, um logotipo ou outro símbolo.
Uma marca é essencialmente uma promessa da empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores. As melhores marcas trazem uma garantia de qualidade e com até seis níveis de significado:
1. Atributos: uma marca traz a mente certos atributos;
2. Benefícios: os atributos devem ser traduzidos em benefícios funcionais e emocionais. O atributo “durável” poderia traduzir o benefício funcional não terei de comprar outro carro por muitos anos. O atributo
‘’caro” traduz o benefício emocional fazendo nos sentirmos importantes e admirados;
3. Valores: A marca também diz algo sobre os valores da empresa;
4. Cultura: a marca pode representar certa cultura;
5. Personalidade: a marca pode projetar certa personalidade;
6. Usuário: a marca sugere o tipo de consumidor que compra ou usa o produto.
Os significados mais permanentes de uma marca são seus valores, cultura e personalidade. São eles que definem a essência da marca.
A marca é uma questão importante na estratégia do produto. Estabelecer marcas é caro e consome tempo, podendo promover ou destruir um produto.
As marcas mais valiosas têm um patrimônio de marca que é considerado um importante ativo da empresa.
Ao pensarem em estratégia de marca, as empresas devem decidir se devem criar ou não a uma marca; se devem usar marcas do fabricante, do distribuidor ou próprias; que nome de marca usar, e também decidir entre usar extensão de linhas (lançar itens adicionais na mesma categoria de produtos sob o mesmo nome de marca, como novos sabores, formas, cores, ingredientes e tamanhos de embalagem), extensões de marca (a