Definição de indicadores
Curso de Especialização em Gerência de Projetos de Software
Definição de Indicadores para a Gestão de Projetos de Software
Aluno: José Maciel Franco Junior
Orientador: Prof ª. Claudia Hazan, M.Sc
José Maciel Franco Junior
Definição de Indicadores para a Gestão de Projetos de Software
Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Gerência de Projetos de Software da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.
Orientador: Prof ª. Claudia Hazan, M.Sc
Rio de Janeiro Janeiro de 2009
Termo de Aprovação
Dedicatória Á minha família, em especial minha esposa e minha mãe, sem as quais seria impossível passar pelos grandes desafios da vida.
Agradecimentos À professora Claudia Hazan pela inestimável contribuição para a realização deste trabalho.
Resumo
A medição tem um papel fundamental no entendimento e no controle de projetos de software. Para se obter bons resultados na gestão de processos, é necessário reconhecer os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Nas palavras de Joseph Juran [Juran, 1999]: “Quem não mede não gerencia! Quem não gerencia não melhora!”. Com a aplicação de modernas técnicas da Engenharia de Software, a produtividade e a qualidade do processo de software pode ser melhorada, com investimentos e mudanças no processo. É necessário saber então o que medir, afim de auferir o impacto das mudanças realizadas. Este trabalho estuda a importância das medições e dos indicadores e como defini-los de acordo com as necessidades de informação de projetos de software. É definido um conjunto de indicadores utilizando o Modelo de Informação de Medição do PSM. Criado em 1994 com o apoio do Departamento de Defesa Norte-Americano, o modelo PSM serve como guia para a mensuração de projetos de software. O propósito dos indicadores definidos neste trabalho é controlar os projetos de uma organização de acordo com suas necessidades de informação, tais como custo,