Definição de estatística
A palavra estatística é do latim e significa “estado”. Este termo provém do primeiro uso da estatística eu tinha como função o registro de dados (nº de habitantes da população, nº de casamentos…) e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever resumidamente um determinado país em números.
Passado muito tempo a estatística evoluiu, tornando-se uma ampla e complexa ciência, tirando conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras representativas.
Uma boa definição de estatística é a de ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.
No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas.
Em linhas gerais a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dados que possuímos.
NOÇÃO DE POPULAÇÃO OU UNIVERSO ESTATÍSTICO.
A Estatística parte da observação de grupos, geralmente numerosos, aos quais damos o nome de população ou universo estatístico.
A cada elemento da população estudada, denominamos de unidade estatística ou elemento.
Assim, quando é feita uma coleta de dados sobre um determinado assunto, chama-se universo estatístico ou população estatística o conjunto formado por todos os elementos que possam oferecer dados pertinentes ao assunto em questão.
Dessa forma Universo Estatístico ou População Estatística é o conjunto de todos os elementos que compõem o estudo em questão. Exemplos:
a) O governo brasileiro encomenda ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma pesquisa para conhecer o salário médio do brasileiro.
O universo estatístico ou a população estatística é nesse caso, o conjunto de todos os assalariados brasileiros.
Para isso, encomenda uma pesquisa a uma empresa especializada. O universo estatístico ou