Definição de Empreendedorismo
O desempenho das organizações está mais do que nunca em pauta. A capacidade de posicionar-se corretamente perante aos desafios de um ambiente empresarial, em contínua transformação, exige revisões constantes de metas e estratégias em todas as áreas das organizações.
Neste sentido, é cada vez mais claro que o sucesso de planos e estratégias depende de pessoas comprometidas com a missão e com os objetivos das organizações, assim como com o desenvolvimento de uma série de competências para que as pessoas estejam à altura de assumir desafios. Em termos genéricos, poderíamos dizer que toda organização necessita em seus quadros, colaboradores com as seguintes competências: visão empreendedora, visão sistêmica, liderança, orientação para resultados etc.
O importante é que essas competências reflitam os objetivos, metas, o espírito da organização e a ajudem a alcançar a excelência organizacional.
Atitude empreendedora
Quando valorizamos o aprendizado tornamos o conhecimento uma prática, um valor e a atitude empreendedora é um valor em todos os sentidos. Hoje em um cenário com tantas ofertas de produtos e serviços, a inovação é a chave do sucesso em qualquer empresa.
Empreendedorismo
“É a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação da criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco.”(Eduardo Bom Ângelo)
É a capacidade de antever necessidades e satisfazer além das expectativas.
O empreendedor e a empresa empreendedora necessitam de um alto grau de criatividade, domínio das tendências do cenário para sair a frente. A ousadia é a marca dessa atitude.
É a habilidade de buscar e capturar oportunidades rentáveis de negócios; disposição de correr riscos calculados para atingir os objetivos da organização.
Um profissional que demonstra essa competência:
· Identifica e aproveita oportunidades rentáveis de negócios;