Definição da Psicologia
A atenção dada às noções matemáticas na educação infantil, ao longo do tempo, tem seguido orientações diversas que convivem, às vezes, de maneira contraditória, no cotidiano das instituições. Dentre elas, estão destacadas, a seguir, aquelas mais presentes na educação infantil.
Repetição, memorização e associação - Há uma idéia corrente de que as crianças aprendem não só a Matemática, mas todos os outros conteúdos, por repetição e memorização por meio de uma seqüência linear de conteúdos encadeados do mais fácil para o mais difícil. A ampliação dos estudos sobre o desenvolvimento infantil e pesquisas realizadas, no campo da própria educação matemática, permitem questionar essa concepção de aprendizagem restrita à memorização, repetição e associação.
Do concreto ao abstrato - A partir da manipulação de objetos concretos, a criança chega a desenvolver um raciocínio abstrato.
Atividades pré-numéricas - Quando o sujeito constrói conhecimento sobre conteúdos matemáticos, como sobre tantos outros, as operações de classificação e seriação, necessariamente, são exercidas e se desenvolvem, sem que haja um esforço didático especial para isso. A conservação do número não é um pré-requisito para trabalhar com os números e, portanto, o trabalho com conteúdos didáticos específicos não deve estar atrelado à construção das noções e estruturas intelectuais mais gerais.
Jogos e aprendizagem de noções matemáticas - O jogo, embora muito importante para as crianças não diz respeito, necessariamente, à aprendizagem da Matemática. Apesar das crenças que envolvem a brincadeira como uma atividade natural e auto-instrutiva, algumas investigações sobre seu significado apresentam o jogo como fenômeno cultural com múltiplas manifestações e significados, que variam conforme a época, a cultura ou o contexto.