Definição aglomerantes
DEFINIÇÃO
É um material ligante, em geral pulverulento, que promove a união entre os grãos do material inerte (agregado). Eles são utilizados na obtenção de:
• Pastas – aglomerante com H2O;
• Argamassas – aglomerante + H2O + agregado miúdo;
• Concretos – aglomerantes + H2O + agregado miúdo + agregado graúdo.
a) Os aglomerantes misturam-se intimamente com o H2O e endurecem por simples seca, ou então, o que é mais comum, em virtude de reações químicas.
b) Normalmente, por medida de economia e também para atenuar a influência nociva da retração, ele é geralmente acrescido de elementos inertes (agregados), que são materiais granulosos inertes, convenientemente graduados.
Observação: Retração – perda d’água entre os grãos do aglomerante, ocasionando ajuntamento desses grãos e, conseqüentemente, diminuição do volume do aglomerante, com aparecimento (normalmente) de trincas e fissuras. c) Os aglomerantes utilizam os agregados também por questão de aumento da resistência superficial.
HISTÓRICO
Nas estruturas primitivas, eram empregados blocos de pedra simplesmente superpostos, peças de madeira ou barro adensado em camadas.
Com certeza, o primeiro aglomerante utilizado pelo homem foi a argila (Assírios e Caldeus – citados na Bíblia).
A argila não sofre nenhum processo de tratamento e o seu endurecimento é motivado pela evaporação da água de amassamento, sendo considerada um aglomerante quimicamente inativo (INERTE).
Quando a umidade superficial é removida por secagem, a argila endurece e adquire grande resistência, retornando geralmente à plasticidade inicial pela adição de mais água. Mesmo depois de endurecida, a argila é instável debaixo d’água.
As argilas são utilizadas até hoje e o fator responsável por suas