Definicao da manutencao
Por: Luís C. Simei
Manutenção pode ser definida como um conjunto de tratativas e ações técnicas, intervencionistas, indispensáveis ao funcionamento regular e permanente das máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção.
A ABNT NBR 5462/1994 (Confiabilidade e Mantenabilidade), norma que rege os conceitos e tange a manutenção como um sistema, ramo e área industrial, define manutenção como a combinação de ações técnicas e administrativas, inclusive as de coordenação, destinadas a manter ou recolocar um dado equipamento, instalação ou sistema, na sua principal função requerido, outrora projetado.
Por sua vez, a norma inglesa BS-3811/1993, uma versão inspiradora da NBR, define manutenção como a combinação de qualquer ação para reter um item ou restaurá-lo, de acordo com um padrão aceitável.
Como definido por BRITO (2005), temos a manutenção como um conceito amplo:
A definição de manutenção começa a ser uma quase que um sinônimo de gestão industrial avançada, de estratégia empresarial, podendo definir rumos concretos e de grande expressão na vida de uma companhia.
Manutenção Preventiva Sistemática
A manutenção preventiva sistemática é executada em intervalos fixos de tempo de vida, ou seja, é executada de tempos a tempos. De notar que a expectativa mínima do tempo de vida dos componentes é dada pela experiência ou pelo construtor.
É normalmente utilizada nas operações de lubrificação, nas verificações periódicas obrigatórias e na substituição de componentes como custo reduzido.
As suas vantagens: o custo de cada operação de manutenção é predeterminado; a gestão financeira é simplificada; as operações e paragens são programadas de acordo com a produção.
E as suas desvantagens: o custo de cada operação é elevada devido à periodidade; existe maior possibilidade de erro humano, dada a frequência de intervenção; o custo