Definicao Comportamento
MARIA AMALIA ANDERY E TEREZA MARIA SÉRIO2
PUC-SP
Ao definir comportamento, os seguintes aspectos devem ser destacados:
a. o objeto de estudo da análise do comportamento - o comportamento - é sempre uma relação ou interação entre eventos ambientais (estímulos) e atividades de um organismo (respostas);
b. nenhum dos dois termos da relação (ou seja, estímulo e resposta) pode sofrer qualquer tipo de restrição metodológica.
1. O termo ambiente envolve estímulos públicos (isto é, estímulos acessíveis de forma independente a mais de um observador; por exemplo, os diversos objetos ao nosso redor) e privados (estímulos acessíveis diretamente apenas ao organismo afetado por eles; por exemplo, formigamentos nos pés ), físicos (estímulos cujas propriedades e dimensões fundamentais têm sido descritas pelas ciências ditas naturais; por exemplo, os diversos objetos ao nosso redor ) e sociais
(estímulos cujas propriedades e dimensões básicas são derivadas do fato de serem produzidas por outro organismo; no caso de seres humanos, são produtos culturais).
2. O termos ambiente (estímulos) se aplica à situação na qual o responder acontece e à situação que passa a existir após o responder. No primeiro caso, falamos em estímulos que antecedem a resposta e, no segundo, de estímulos que seguem a resposta.
3. A atividade do organismo envolve respostas manifestas (respostas que podem ser observadas de forma independente por mais de um observador) e encobertas (respostas que podem ser observadas apenas pelo organismo que a apresenta).
c. A relação organismo-ambiente pode envolver uma situação aparentemente simples (por exemplo, lacrimejar ao descascar cebolas, abrir uma porta ao ouvir uma campainha) ou obviamente complexa (por exemplo, solucionar um problema, abstrair, conhecer a si mesmo). Em ambos os casos:
1. os comportamentos podem ser constituídos por relações que envolvem apenas os estímulos antecedentes e a resposta, ou por relações que envolvem os